UMA VARIAÇÃO SOBRE OUTRAS 45 DO MESMO TEMA

Reprodução

Foi rápido ler 'Mapas do Acaso: 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema' (Ed. Belas-Letras). Aquele jeito de Humberto Gessinger se comunicar em suas letras é praticamente o mesmo que encontramos por aqui. Claro, um livro e uma música são "suportes" diferentes, mas eu me refiro à peculiaridade dele como autor e alguém que está de olho no mundo à sua volta.

Depois de ler 'Pra Ser Sincero – 123 Variações Sobre Um Mesmo Tema', foi inevitável sentir um quê de curiosidade. Queria saber que direção ele resolveu seguir, ou o que, de repente, havia ficado de fora do livro anterior. Mas logo nas primeiras páginas saquei que não se tratava de uma segunda parte da biografia dos Engenheiros do Hawaii ou algo assim. Ok, há passagens de sua carreira musical, mas não é esse o trilho principal. Ótimo!

'Mapas do Acaso' está mais para uma espécie de almanaque-compilação de crônicas de Gessinger. Há reflexões e algumas viagens sobre temas que vão de futebol (tema sempre presente), infância, família, equipamentos analógicos x digitais e jogo de cintura a coisas como a necessidade e o efeito estético dos óculos, fantasmas dos mais diversos gêneros e até a biografia do Slash. O bom desse livro é justamente o fato de nos distanciar daquela abordagem de recentemente utilizada.

Ao invés de um profundo mergulho no passado, damos braçadas curtas em águas tranquilas. Há momentos em que somos levados pelas correntezas das reflexões de Gessinger, que usa de seu típico jogo de palavras e sentidos para nos conduzir. Tipo: "(...) Um relógio parado acerta a hora pelo menos duas vezes ao dia. Assim como a roupa no fundo do armário voltará à moda, num mundo sem passado, onde, passados quinze minutos, tudo é 'vintage'. Assim como a gente pode parecer inteligente, esperto e bem-informado ficando calado". Aí está um dos trechos de que mais gostei. Sintetiza muita coisa desse "circo" que está em cartaz atualmente na cultura pop (e em outras praias).

Também achei o trecho que fala da viagem dos Engenheiros do Hawaii à extinta União Soviética. Embora já tenha sido abordada em 'Pra Ser Sincero', aqui temos um outro lado, talvez o mais carne-e-osso deles. Mostra como o choque cultural deixou a cultura de Humberto Gessinger em choque (ok, agora fui um tanto Gessinger em minha construção, mas tem a ver, não?). O músico gaúcho reproduziu um texto que escreveu a respeito da experiência para uma edição do Jornal do Brasil de maio de 1990.

Interessante saber de coisas como o mecanismo da cultura pop de lá (daquela época, óbvio), de como era, mais ou menos, a sensação daquele lado da geopolítica mundial (lembra da Cortina de Ferro? Da Guerra Fria?). O final dos anos 1980, quando os Engenheiros do Hawaii estiveram na União Soviética (que, há duas décadas, chama-se Rússia), foi um momento em que John Lennon era quase um veterano no plano dos mitos, o heavy metal já não ocupava o mesmo espaço de destaque e o pop se ligava cada vez mais a texturas eletrônicas – ah, sim! E estávamos a pouco tempo da explosão grunge.

Lendo e viajando por tantas reflexões, me permiti refletir se não seria mais interessante se 'Pra Ser Sincero' e 'Mapas do Acaso' estivessem reunidos em um único livro. São, afinal, obras complementares – pelo menos, para mim. Ambos têm características irmãs, dosadas, entretanto, em proporções diferentes. Há uma mistura de memórias, divagação, compilação de crônicas e de letras e até traços de almanaque. Já que as variações são sempre sobre um mesmo tema, por que não? Fica aqui a sugestão...

Tal variação em que acabei de embarcar foi resultante justamente da boa leitura que tive com 'Mapas do Acaso'. E tenho certeza de que há um espaço na sua estante para mais esse livro que, no final das contas, está sob a égide da nossa cultura pop (e futebolística) recente.

Henrique Inglez de Souza

Comentários

  1. Super fã do Humberto Gessinger. Adorei o post. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica! Beleza? Quem bom que tenha gostado. To voltando ao blog só hoje... preguiça braba nessa virada de ano...hehe. Volte sempre! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário