A reverência de Caetano à steel guitar de Rick


(Imagem: Reprodução)

Poucas, muito poucas, foram as ocasiões em que Rick Ferreira trabalhou com Caetano Veloso. Entretanto, renderam passagens boas de se lembrar. Ambas aconteceram em anos próximos: 2002, para o álbum Eu Não Peço Desculpa, do artista baiano em parceria com Jorge Mautner, e 2004, para o projeto O Baú do Raul: Uma Homenagem a Raul Seixas, em que juntos interpretaram o clássico Maluco Beleza. 

Na primeira, o guitarrista colaborou com a faixa Tarado, a convite do produtor do disco, Alexandre Kassin. Ele queria incrementar o registro com steel guitar. “Fui até o estúdio e o Caetano ainda não havia chegado. Então, comecei a passar a música”, conta Rick. “O Kassin ia gravando enquanto eu tocava, e me falou: ‘Para meu gosto, está muito country music o tipo de fraseado que fez. Acho que ele vai querer algo diferente’. Mas quando o Caetano apareceu e ouviu, disse: ‘Não mexa em nada! Quero do jeito que está. Ficou lindo, não mexam’ [risos]”.

Surpresa boa também marcou a segunda vez em que ambos trabalharam. Cerca de dois anos após Eu Não Peço Desculpa, Caetano topou participar do show repleto de convidados em homenagem a Raul Seixas. A performance para O Baú do Raul aconteceu no dia 31 de agosto de 2004, na Fundição Progresso (Rio de Janeiro/RJ). Também marcaram presença nomes como Marcelo Nova, Lobão, Sandra de Sá, Gabriel O Pensador, Toni Garrido e Pitty. 

O envolvimento do tropicalista deu-se rondado por algumas peculiaridades. Uma delas é que, ao contrário dos demais, ele não ensaiou no Estúdio Hanoi, de Arnaldo Brandão (que dividiu a direção musical do DVD com Rick Ferreira). A química entrou nos trilhos horas antes de subir ao palco, durante a passagem de som. Funcionou sem entraves e com um tempero extra.

“Na maior parte das canções, respeitamos as versões originais. Porém, sempre tive na cabeça um arranjo para Maluco Beleza, o qual queria colocar em prática. Mostrei ao Caetano, e ele adorou”, explica o guitarrista. “Nessa minha releitura, o solo fica na parte ‘A’ da música e uso steel guitar, coisas que não tem na gravação do Raul. Na dele, é um solo de slide, feito pelo Lee Ritenour.” 

Houve até um momento de reverência, pelo que reparou mais tarde um amigo de longa data e competente produtor. “Depois de assistir ao DVD, o Sérgio de Carvalho me chamou a atenção para a hora do solo. Primeiro a plateia inteira me aplaude e então o Caetano se vira para mim e me observa. O Sérgio ficou impressionado: ‘Rick, repare no olhar de respeito dele para você!’.”

E aqui cabe um adendo para Sérgio de Carvalho. Ele é irmão do Dadi e do Mú Carvalho, músicos conhecidos pela banda A Cor do Som e outros projetos. Além de ter produzido uma série de medalhões, foi o responsável por uma ponte fundamental. “É meu amigo de infância e o cara que me colocou em contato com o Raul Seixas, quando ele quis me conhecer”, finaliza Rick Ferreira.
 
  ...

 

Comentários